Toalhas e lençóis macios e perfumados

03/06/2011 00:17

Amaciante endurece a fibra dos tecidos e diminui a capacidade de absorção de água das toalhas

Tão prazeroso quanto tomar um banho relaxante é poder se enrolar em uma toalha grande e fofinha e, logo depois, se esparramar em lençóis macios, cuidadosamente colocados na cama. São pequenos cuidados que deixam a vida mais gostosa e ajudam na saúde do corpo e da mente. Pensando nisso, a Electrolux elaborou algumas dicas para garantir que os lençóis e toalhas que utiliza em casa sejam tão suaves como o de um hotel cinco estrelas.

Usar a quantidade correta de detergente para roupas é mais importante do que você imagina. O excesso do produto não vai deixar suas roupas mais limpas. Você corre o risco de deixar o detergente acumulado nos tecidos e ainda manchá-los. Isso provocar ainda irritações na pele e alergias. Muito pouco do produto também não garante que suas roupas vão sair limpas. Por isso, antes de tudo, veja no manual da sua lavadora a quantidade recomendada de detergente. Se for o caso, faça primeiro uma pré-lavagem e depois a lavagem.

Em tempo: detergente em pó ou liquido? Não faz diferença. Escolha o tipo que se adapta melhor ao seu dia a dia. Mas vale lembrar que a grande maioria das lavadoras presentes no mercado pussuem dispenser adaptado para detergente em pó. Aliás, hoje em dia, alguns destes detergentes já apresentam selos de resposabilidade ambiental. Dê preferência a eles e evite o uso desnecessario de alvejantes com cloro. Eles causam grandes dados aos tecidos e ao meio ambiente.

Outro cuidado importante é não misturar as toalhas com outras roupas que podem puxar as felpas, como as peças que possuem velcro ou zíper. Esqueça os amaciantes de roupa. As substâncias químicas destes produtos podem endurecer as fibras e reduzir a capacidade de absorção de água das toalhas de rosto e banho. Para os lençóis, é sempre importante diluir o amaciante antes de adicioná-lo à lavagem, para que ele não manche os tecidos.

Secar lençóis e toalhas ao ar livre é, sem duvida, o método mais enficiente. E o cheirinho das roupas secas nos varais é um presente extra. Na hora de estender as peças, mantenha-as bem abertas para evitar a proliferação de fungos e bactérias nas fibras dos tecidos. De preferência, deixe-as secando à sombra, pois o sol pode desbotar as peças coloridas. 

Quer deixar as peças com aquele toque final de lavanderia profissional? Então, assim que eles estão secos no varal ou o ciclo de secagem da lavadora terminar, recolha os lençóis, sacuda-os bem e dobre-os com cuidado imediatamente. Na hora de passar, haverá muito menos rugas com que se preocupar. E fica a dica: não use o vapor do ferro ao passar as toalhas. A umidade penetra as felpas e podem atrair mofo e cheiro desagradável. Deixe-as por algum fora do armario para eliminar toda a umidade

 

Contato

TecJund Av: Drº Sebastião Mendes Silva, 389 - Anhangabaú - Jundiaí 11-4521-8054 tecjundelectrolux@gmail.com